terça-feira, 21 de outubro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Aprendizagem Ativa (Adolfo Célio da Costa Silva)







É isso mesmo Antonio, atualmente, o acesso rápido aos hipertextos disponíveis na Internet faz com os estudantes acessem uma grande quantidade de informações que devem ser filtradas. E ainda, o material didático, qualquer que seja a sua natureza, é desprovido de um sentido próprio. Seu uso racional e estratégico depende da formatação, de uma contextualização e da cultura construtiva da educação e deve determinar o momento e intensidade de sua utilização, os objetivos e metas a serem atingidas, quantificar e qualificar o seu uso.

Destaco também, que os conteúdos para devem ser precedidos de recursos motivadores, que propiciem uma relação de continuidade, de modo que a linguagem seja clara, objetiva e abordem o conteúdo de forma reflexiva. Além disso, os hipertesxtos devem sirvir para ampliar a abordagem do conteúdo e haja uma integração entre os estudantes, professores, tutores através de ferramentas como blogs, wiki e etc.

Destaco também, que o hipertexto deve permitir interromper uma seqüência de informações e reorientar em tempo real o feedback e propiciando, assim, uma interatividade entre os participantes de forma a obter-se uma leitura dinâmica.

Os alunos em sala de aula apresentam estilos de aprendizagem diferentes, ou seja, pode-se encontrar alunos visuais, auditivos, tácteis, autodidatas, lógicos, lingüísticos, musicais e gregários.

Então, é necessário produzir textos para materiais autodidáticos com foco nas diferenças de estilos dos estudantes, de modo, a utilizar ferramentas que facilitem o aprendizado dos mesmos.

Para tanto, pode-se utilizar, por exemplo, filmes e ilustrações para os visuais; gravações em fitas para os auditivos; atividades de práticas laboratoriais para os tácticos; projetos individuais e recursos multimídia para os autodidatas; atividades com padrões, classificação e tarefas lógicas para os logísticos; atividades de escrita e leitura para os lingüísticos; rimas e músicas para os musicais e trabalhos em grupos para os gregários.

Além disso, deve-se considerar as influências dos fatores ambientais (ergonômicos) no comportamento e aprendizado dos alunos, tais como: a iluminação, a temperatura; ruídos e outros aspectos que afetam os sentidos humanos, também as questões psicológicas.

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