terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Escrita e a Leitura no Hipertexto com Apredizagem ativa> Antonio de Jesus

O que muda na alfabetização, no letramento, nos processos educacionais, na cultura digital? Como a escola pode lidar com a cultura do hipertexto? Como a Internet está mudando nossa relação com a leitura e a escrita? O computador e a Internet servirão de estímulo à leitura ou serão uma ameaça a ela?

O uso do hipertexto na escola favorece o entrelaçamento de diversas áreas do conhecimento e do papel de escritor e leitor. Potencializa ao aluno relacionar conteúdos das diversas disciplinas hierarquizadas no currículo escolar e a desenvolver uma participação ativa na produção dos textos ao mesmo tempo em que o aluno passa ser escritor e leitor dos próprios textos. Os recursos oferecidos na edição de textos devem ser uma “ampliação pedagógica útil”, com a necessidade da apropriação desses recursos por parte dos professores como forma de garantir a utilização mais adequada ao seu trabalho.

Outra potencialidade do hipertexto é a possibilidade da interação do texto com imagens e sons, favorecendo uma leitura de compreensão e não apenas uma decodificação mecânica do texto. O professor precisa ficar atento para as potencialidades do uso do hipertexto, pois nem sempre trará benefícios aos alunos para a compreensão de um determinado assunto ou quando lhe for pedido apenas uma leitura de um texto linear impresso.

As desvantagens oferecidas pela Internet, quanto à produção textual, são os famosos vícios de linguagem dos internautas, a internetês. O uso das abreviações e as autocorreções nos editores de textos fazem com que não se tenha a percepção adequada da escrita, dificultando, portanto a produção de textos com a linguagem culta e não coloquial.

Um comentário:

Carol disse...

Antonio.Sua contribuição´está interessante. MAs para completar a atividade III, parte 2, o Adolfo precisa contribuir com uma outra mensagem, para se dar um diálogo como proposto na atividade. Att, Caroline.